Dra. Francis Paciornik Zorzetto - Neurologia Integrada

Dra. Francis Paciornik Zorzetto - Neurologia Integrada

Blog

Os Deuses da nossa vida

Os antigos sabiam o que faziam. Perceberam as forças do inconsciente que influenciavam nossas vidas, e as chamaram de Deuses. Se essa influência é para o bem ou para o mal, depende do nosso grau de consciência. E nós os servimos, sabendo disso ou não. As clínicas de cirurgia plástica…

Continue lendo

E se eu dissesse para vocês que existe um nutriente que, nas quantidades adequadas, é capaz de aumentar até 30% da perfomance cerebral?? Ah, e que ainda ativa o sistema neuro-imunológico, combatendo doenças e retardando o envelhecimento?!? Muitos uaus, né?? Aliás, o cérebro precisa TANTO desse nutriente, que se a…

Continue lendo

O que seu cérebro come?

Pessoal, tenho um pedido pra vocês: deletem esse monte de informações soltas por aí sobre cérebro e comida. Para organizar isso aí, vamos começar do começo. Mas beem do começo. Na verdade, vamos embarcar numa viagem ao passado, e voltar milhões e milhões de anos. Estamos agora no Norte da…

Continue lendo

A batalha invisível do Cérebro

Vocês sabiam que desenvolver demência é o segundo maior medo das pessoas?? (A quem interessar possa, o primeiro medo é falar em público. E a morte ficou em terceiro. Parem de rir, é verdade!). Os números são meio apavorantes. Os casos de Alzheimer estão numa curva meteórica. para se ter…

Continue lendo

Cérebro é treino, é hábito, são as mini-coisas do dia

Borges já dizia, em um de seus poemas: "o hábito nos repete e confirma como um espelho". Cérebro é treino, é hábito, são as mini-coisas do dia. E quanto mais expectativa, pior o desempenho. Flow é amor, flow é caminho. Mas flow também é treinamento. Quem vive o flow em…

Continue lendo

Brain Flow – A magia do fluxo – Parte I

Vocês têm alguma atividade em que vocês simplesmente esquecem da vida e mergulham totalmente naquilo? Aquela coisa de nem ver o tempo passar? (Detalhe: não vale TV!). Seja música, hobbies, esportes, meditação, e por aí vai. Comigo, por exemplo, isso acontece com os livros. Tenho até uma cadeira de balanço…

Continue lendo

O Flow que mostra o caminho – Parte III

Bom dia, gente linda do flow! Agora que estamos caidinhos de amores pelo flow, deve estar surgindo uma dúvida: mas SÓ dá pra ter flow no nosso tempo livre? E no trabalho, por exemplo, não dá? Porque convenhamos, todo mundo aqui precisa pagar contas, né? O flow naquilo que amamos…

Continue lendo

Queremos Flow! Parte II

Agora que já foi decidido por todos nós, a comunidade da página – que aliás, só tem gente decidida em busca de autodesenvolvimento - que queremos flow, vamos lá! A gente já sabe que o estado de flow nasce de se fazer aquilo que se ama. Mas vamos olhar isso…

Continue lendo

Qual sua operação Alquímica?

Bom dia, gente! Eu tinha reservado os domingos para falarmos um pouco mais do trabalho de Jung com o inconsciente, como os sonhos. Sabe aquela sensação de "meu, como é que eu vivi sem saber isso"? Foi bem o que senti quando peguei nos livros em que Jung fala da…

Continue lendo

E a final, qual é a minha história?

Bom dia pessoal! Ontem eu perguntei para vocês sobre os assuntos que vocês mais gostariam de ver por aqui, e amei ver como foi tão variado! Nenhum tema ficou de fora, e ainda ganhei de presente muitas outras idéias (e todas vão aparecer por aqui!). Estar aqui conversando, interagindo e…

Continue lendo

Difícil de ver é o futuro: O cérebro que te engana

Bom dia people! Vocês já sabem, dos posts anteriores, que o cérebro tem uma grande limitação, que é a energia, certo? Também, pudera. Ele não dá nem 2% do nosso peso total, mas é responsável por nada menos que 40% de todo nosso gasto metabólico! Talvez ele se sinta meio…

Continue lendo

Novos Caminhos: A neurologia da personalidade

Quero compartilhar com vocês que essa minha manhã de sábado foi super delícia: teve uma coisa que eu adoro, que é dar aula. Dessa vez conversei com os futuros médicos sobre um tema que é meu xodó: déficit de atenção no adulto - e as zilhões de novidades que estão…

Continue lendo

Performance Cerebral: Eu quero!

O post do dia será dedicado a um assunto queridinho do momento: como aumentar a performance ou capacidade cerebral. O tamanho do tema está mais para livro do que para um post só, mas eu vou soltando aos poucos, combinado? Pode parecer estranho, mas para conseguir perfomance, nos precisamos entender…

Continue lendo

O segredo do Teste do Marshmallow

Você já ouviu falar no famoso Teste do Marshmallow? Na década de 70, os cientistas pegaram umas criancinhas bem pequenas e ofereceram esse lindo docinho para elas Mas tinha um porém. Se elas fossem capazes de resistir ao docinho por uns 15 minutos, elas ganhariam DOIS docinhos! Só que elas…

Continue lendo

Como é o trabalho da terapia?

Como muita gente tem me perguntado isso, achei que merecia um post. Essa poltrona que vocês vêem na foto, alguns sentam na pontinha. Outros, se jogam, aliviados, depois de uma semana daquelas. Alguns tiram o sapato e se enrolam nela feito gato. Tem uma que sempre leva uma mantinha. Alguns…

Continue lendo

O sonho de Marilyn Monroe

Miss Monroe certa vez contou de um sonho que teve: “sonhei que me encontrava de pé na igreja, completamente nua, e todas as pessoas estavam deitadas aos meus pés”. Mas será que as pessoas no sonho estavam idolatrando apenas uma mulher, Marilyn, ou a reverência era na verdade para uma…

Continue lendo

O cérebro que se apaixona

Parabéns! Você está de love novo! Quem já passou por isso sabe bem como é: todo aquele frisson, aquela sensação de estar flutuando, de não conseguir pensar (e nem falar) de outra coisa (para o eterno aborrecimento dos amigos). Você pode agradecer essa coisa toda a uma região cerebral chamada…

Continue lendo

Brain Flow – A magia do fluxo (Parte I)

Vocês têm alguma atividade em que vocês simplesmente esquecem da vida e mergulham totalmente naquilo? Aquela coisa de nem ver o tempo passar? (Detalhe: não vale TV!). Seja música, hobbies, esportes, meditação, e por aí vai. Comigo, por exemplo, isso acontece com os livros. Tenho até uma cadeira de balanço…

Continue lendo

Eu tenho um desejo: O sistema de recompensa do cérebro

Se você algum dia tropeçar por acaso numa lâmpada dessas que tem um gênio dentro, esfregá-la e o ganhar do tal gênio o direito a UM desejo (não três, mas só um), talvez fique sem saber direito o que pedir. Caso isso aconteça, eu tenho uma sugestão para te dar:…

Continue lendo

Porquê não consigo perder peso?

Pode soar estranho no começo, mas a mente tem uma forma de funcionar em que cada atitude nossa também gera o seu oposto. Na luta contra a balança isso é fácil de perceber. Você decide fazer uma dieta super caprichada, e quase que imediatamente dá uma vontade enorme de todas…

Continue lendo

Crescimento ou segurança: os caminhos do sistema nervoso autonômico

A natureza pode ser complexa, mas se formos ler nas entrelinhas, sua estrutura é muito básica. E ela vai te perguntar, a cada momento, a pergunta mais básica de todas: você quer crescimento, ou segurança? Até um pequeno roedor precisa decidir se vai procurar alimento ou uma parceira, ou vai…

Continue lendo

A biblioteca da nossa vida: os sistemas cerebrais da memória

O sabor do pão de queijo. O primeiro beijo. A música da valsa do casamento. O nascimento do primeiro filho. Apresento-vos, lá das profundezas do cérebro, o peculiar bibliotecário responsável pelas nossas memórias: o hipocampo. Um arquivista mais tradicionalzinho talvez arrumasse nossas lembranças de uma forma um pouco mais organizada…

Continue lendo

Emoções contagiosas: o sistema neural espelho

Você por acaso já teve a experiência de encontrar alguém desanimado, totalmente para baixo, “de mal com a vida”, e após um tempo você começa a se sentir meio pra baixo também? Da mesma forma, é muito comum ouvirmos sobre alguém que é “pesado” ou que “contamina o ambiente”. Em…

Continue lendo

A mente inconsciente e o efeito placebo

Toda, absolutamente toda pesquisa científica que se preze sobre uma nova droga, precisa comparar essa droga com placebo. Sim, aqueles comprimidinhos com açúcar, esses mesmo. E sabem o porquê disso? Porque placebo funciona. Então a nova droga precisa ser no mínimo mais efetiva que o “simples” fato de se acreditar…

Continue lendo

O corpo fala: do pânico à intuição

O cérebro deveria mesmo vir com um manual, algo como “cérebro: como usar”. Ou pelo menos com um cursinho profissionalizante. Sabe-se lá quantos tropeços poderíamos evitar se entendêssemos melhor alguns de seus circuitos. Sem dúvida um dos mais mal-compreendidos é o da ínsula. Trata-se de uma pequenina região que fica…

Continue lendo

A melhor alimentação para o cérebro

Hoje é o dia. Você acordou super empolgado(a) para começar de uma vez por todas uma mudança de estilo de vida. Vai começar a fazer exercícios e se alimentar direito. Aí você vai bem feliz para pesquisar na internet o que deve e o que não deve entrar no seu…

Continue lendo

A deep web da mente: O Inconsciente

O inconsciente hoje já é bem conhecido nosso. Freud ajudou nisso. Os famosos recalques e atos falhos, é isso? Como a garota que fala que não gosta mais do ex, mas fica furiosa quando vê ele com outra. Ou o colega que teve um surto de raiva no trabalho vindo…

Continue lendo

A doença de Alzheimer pode ser evitada?

A preocupação é extremamente válida. A previsão é que os casos de Alzheimer aumentem mais de 500% nas próximas décadas. Estudos apontam que a maioria das pessoas tem mais medo do Alzheimer do que da própria morte (eu me incluo entre elas!). Mas há boas notícias: as novas descobertas da…

Continue lendo

O cérebro e o jogo

Deixem-me contar uma história para vocês. Dois bons amigos, Tom e Zé, decidem ir a um cassino. Como toda boa dupla de amigos, os dois não poderiam ser mais diferentes: Tom é do tipo extrovertido, conversador, daqueles que animam qualquer festa. Zé é o contrário: mais introspectivo, pensativo, gosta de…

Continue lendo

O mapa do tesouro, ou … busca pelo máximo desempenho do cérebro

Um cérebro de alto desempenho! Ah, eu quero, você com certeza também quer, seu chefe e seu vizinho também.  E não é para menos, a tecnologia hoje já assumiu tanto do trabalho operacional, que muito do trabalho de todos nós passou a ser principalmente no plano intelectual. E aí mesmo…

Continue lendo

O jogo da vida, contado pelos nossos genes

Apresento a vocês a nova queridinha da neurociência: a epigenética. E no fim vocês vão acabar concordando comigo que ela é muito, muito interessante. Gosto de pensar no nosso código genético como as cartas de baralho que recebemos nessa rodada. Mas independente de quão boas ou ruins forem, ainda dá…

Continue lendo

Por quê nos estressamos tanto?

Nosso cérebro é absolutamente impressionante. Tem mais neurônios que estrelas na via láctea, e o número de conexões entre eles ultrapassa 1 trilhão. As redes formadas estão em constante transformação, com um desenvolvimento praticamente inesgotável de novos aprendizados e habilidades. Mas no mundo atual, o sofrimento mental se tornou algo…

Continue lendo

Células novas para cérebros já não tão jovens: A Neurogênese

Mais uma opinião convicta que tínhamos sobre o cérebro caiu por terra. Eu me lembro bem que isso até caiu em um simulado do meu vestibular (e isso não faz tanto tempo assim). Células que se reproduzem: pele, estômago, etc. Células que não se reproduzem: neurônios. Morreu, perdeu. Mas o…

Continue lendo

O tear encantado: A descoberta da Neuroplasticidade

Por acaso você aprendeu na escola que nossa mente é fixa de um determinado jeito, e uma vez completamente formada não tem muito como mudar? Aquela história que não se ensina truque novo para cachorro velho? Bom, eu aprendi assim. Os professores eram claros: os talentosos da turma iriam longe.…

Continue lendo

Wi-Fi Neural

Você por acaso já teve a experiência de encontrar alguém desanimado, totalmente para baixo, “de mal com a vida” e após um tempo começa a se sentir assim também? Da mesma forma é muito comum ouvirmos sobre alguém que é “pesado” ou que “contamina o ambiente”. Em casos extremos, dizemos…

Continue lendo

O cérebro criativo e inovador – e a conexão com o inconsciente

Criatividade – poucas questões no mundo moderno talvez estejam tão em alta quanto essa. Em uma realidade onde a tecnologia já faz os processos operacionais muito melhor do que nós, e que o acesso à simples informação está praticamente a disposição de todos, um dos principais diferenciais para a realização…

Continue lendo

Desenvolvendo o “Feeling”

Nas regiões mais profundas do cérebro vivem estruturas muito antigas, chamadas gânglios da base. Na história da evolução, essas regiões existem desde os répteis, estando presentes muito antes das modernas partes verbais do cérebro, do córtex frontal (que produz a fala) e dos nossos pensamentos. Mas essas estruturas primitivas têm…

Continue lendo

Admirável Mundo Novo: Terapia, Genes e Circuitos Neurais

Uma das mais tradicionais formas de tratamento, a terapia através da fala, é o nosso principal legado do “Velho Mundo”, dos tempos de Freud e Jung, da fervilhante Europa do fim do século XIX e início do século XX. Da época em que não existiam outras formas de tratamento, a…

Continue lendo